Se você vai à Croácia, Split tem que estar no roteiro

10 dicas para garantir uma viagem tranquila
07/10/2017
Onde comer em Split, na Croácia
09/10/2017

Se você vai à Croácia, Split tem que estar no roteiro

Chegamos a Split de carro, vindo de Dubrovnik. São 230 Km, o que significa dizer que são mais ou menos 3 horas de viagem. A estrada é ótima, bem sinalizada e cheia de belas paisagens.

Split é a segunda maior cidade da Croácia, logo depois da capital Zagreb. A cidade nasceu como  um pequeno povoado e só com a chegada do imperador romano Diocleciano, entre os anos 293 e 305 d.C. tomou outra importância, pois ali Dioclesiano construiu o palácio que leva seu nome e que é, até hoje,  o local onde tudo acontece. O palácio fica de frente para o porto (vista linda!) e dentro dos muros hoje existem hotéis, lojas, restaurantes, joalherias…

O conjunto do palácio Dioclesiano  é todo murado e tem a forma retangular, com a rua principal  dividindo o complexo em duas partes: de um lado a parte sul, antiga residência do imperador e, do outro, a parte norte, onde ficavam os  trabalhadores. Todo o complexo tem quatro grandes portões:  o Portão de Ferro, o Portão de Prata, o de Latão e o de Ouro.

Na foto, uma reconstituição (isso não existe mais hoje) do que teria sido o palácio Dioclesiano quando foi construído:

Portão de Prata se abre para uma mercado que vende alimentos e é uma entrada muito usada atualmente; o Portão de Ouro era a principal entrada do palácio; o Portão de Ferro fica junto da Torre do Relógio, construída no século XII e o Portão do Latão é voltado para o mar e leva à ala mais importante do palácio.
Para quem vem do porto e cruza o Portão de Latão, há uma passagem subterrânea que leva ao Peristilo, um pátio interno que durante o domínio romano dava acesso à área sagrada. Hoje, esta é a área mais badalada do palácio, onde turistas sentam os degraus para assistir encenações e ouvir músicas. Gente de todas as partes do mundo se reúne por ali a qualquer hora do dia ou da noite e ao cair da tarde o local rende fotos incríveis quando a luz entra pela parte aberta do alto da construção. O hotel em que nos hospedamos (Vestibul Palace) fica exatamente atrás do portal do Peristilo. Melhor localização impossível! Recomendamos!
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você é um ser humano! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.