Perdeu o passaporte no exterior? Veja o que fazer!

Quer sugerir um destino? Escreva pra gente!
18/08/2014
Como chegar à ilha de Itaparica, na Bahia…
26/08/2014

Não tem dor de cabeça maior. Você está em férias no exterior e percebe que o seu “azulzinho” desapareceu… Calma, muita calma nessa hora. Desespero não adianta nada, o melhor é ser racional e agir.

Primeira coisa: procure um Distrito Policial local para registrar a ocorrência.

Segunda coisa: acesse o site do Portal Consular brasileiro (www.portalconsular.mre.gov.br), do Ministério de Relações Exteriores, para preencher o formulário on-line de solicitação de passaporte. Lá, você encontra, ainda, a lista de consulados e embaixadas brasileiras no exterior.

Terceira: só após o preenchimento do formulário é que você terá que ir a um consulado ou embaixada com o B.O. e o protocolo de solicitação impressos. O valor da taxa é de US$ 80, no entanto, será cobrado o dobro (U$ 160), porque você não poderá apresentar o passaporte anterior. O documento ficará pronto no prazo de sete a dez dias úteis.

Vale ter em mente que o passaporte será entregue zerado, ou seja, sem os vistos que o anterior tinha, o que significa mais um problema, especialmente se a sua intenção for continuar a viagem a partir daquele destino. Então, amigo ou amiga, prepare-se para retornar ao nosso querido Brasil. É o fim das férias, sinto dizer.

Ah, se por acaso seu retorno ao Brasil estiver marcado para uma data anterior àquela em que o novo passaporte será entregue, menos mal. Neste caso, você vai precisar solicitar uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil), documento gratuito fornecido pelo Consulado Brasileiro, que permite o seu retorno sem o passaporte nas mãos.

E agora, uma dica preciosa: não ande por aí com o passaporte no bolso ou bolsa, especialmente em grandes cidades. Logo que chegar ao país destino de suas férias, guarde o bendito dentro do cofre do hotel e, se não tiver cofre no quarto, veja com a gerência onde poderá guardá-lo em segurança. Melhor ainda: saia do Brasil com uma cópia do passaporte e ande com ela para todo lado. E, mais uma precaução: deixe uma cópia também aqui no Brasil, com alguém da família. Assim, em caso de furto do seu passaporte, você ainda pode pedir para alguém escanear e enviar por email a cópia que ficou aqui.

Para mais informações, o Núcleo de Assistência a Brasileiros pode ajudar, de segunda a sexta, pelo telefone (61 2030-8804/8803/ 8805) ou por e-mail (dac@itamaraty.gov.br). Boa sorte e cuide do seu azulzinho…

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *