Normandia – para não esquecer

10 coisas divertidas para fazer em Vegas
30/05/2014
Dois lugares imperdíveis para quem vai à Normandia
09/06/2014

Normandia – para não esquecer

Para quem gosta de História, a Normandia, no norte da França, é um prato cheio. Foi ali, mais especificamente  a cerca de 30km de costa, a oeste de Deauville, na praia de Omaha, que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial, momento que ficou conhecido como o Dia-D, 6 de junho de 1944.

A história do desembarque é dramática. A decisão foi tomada no ano anterior e a partir disso a preparação e  construção de barcos de desembarque, exigiu enorme esforço dos países aliados. No momento do desembarque, quando os soldados saltaram, com a água pelo meio das pernas, e seguiram aos pulos, o mais rápido possível, para a areia, tudo poderia acontecer. E, embora em algumas áreas,  os alemães estivessem entrincheirados lá em cima e tenham metralhado as tropas que chegavam, a operação foi um sucesso.

Por uma mistura de sorte e planjamento, os aliados conseguiram ocultar até o fim a região do desembarque e, como Hitler estava convencido que isso se daria na região de Pais de Calais, mais a leste, manteve suas tropas na região que imaginava seria a invadida (Calais)  e não transferiu forças para a região conhecida (nos planos do desembarque) como setor Dog Green, na praia com nome código de Omaha. Isso  facilitou muito a vida dos aliados e, apesar da perda de dezenas de milhares de soldados, o processo de expulsão dos alemães da França foi relativamente rápido, como estão aí os livros de História para registrar.

A visita à região do desembarque traz um misto de beleza (o lugar é bem cuidado e solene) e tristeza (porque as lembranças da tragédia estão espalhadas por toda parte. Mesmo assim, vale muito a pena!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *