Gramado, na serra gaúcha, é a casa do Papai Noel…

Por que viajar é tão legal…
01/12/2013
Santiago, no Chile – como chegar
08/12/2013

Gramado, na serra gaúcha, é a casa do Papai Noel…

O clima europeu de Gramado não está apenas na temperatura – que pode baixar de zero no inverno -, mas também na arquitetura, na culinária, nos jardins de hortênsias e, principalmente, nos moradores, de origem alemã e italiana. Logo na entrada da cidade, um pórtico em estilo normando e outro de influência bávara recebem o turista e já mostra que não faltará beleza e organização.Gramado é um dos poucos lugares no Brasil planejado para o turismo e isso você percebe logo de cara: praças limpas, ruas arborizadas, lojinhas atraentes e cheias de charme e atrações que vão interessar a todos.

ONDE FICAR – A hotelaria é um ponto alto de Gramado, há bons hoteis e pousadas para todos os bolsos. A gente destaca o luxuoso Saint Andrews, relativamente novo e cheio de mimos para os hóspedes, embora seja muito caro. Indicamos também o Varanda das Bromélias, a Pousada La Hacienda e a estalagem St. Hubertus. Entre as pousadas mais simples, vale conhecer a Vovó Carolina e o Gramado Hostel.

ONDE COMER – Comer bem e com fartura é parte da programação em Gramado. O leque gastronômico pode começar na Casa di Paolo, seguir pelo Belle du Vallais onde o encantamento começa pela louça maravilhosa impecavelmente arrumada, pela beleza do lugar e chega ao máximo com os pratos preparados ali. Sensacional. Outra sugestão bacana é o Le Petit Clos, de visual igualmente caprichado e ótimos fondues. Quer mais? Não deixe de ir ao Gasthof Edekweiss e ao Bouquet Garni.

COMO CHEGAR – De carro, a partir de Porto Alegre, há três caminhos. O mais bonito (e sinuoso) é pela BR-116, mas o mais comum é sair da BR-116 depois de Novo Hamburgo, pegar a RS-239 e, em Taquara, seguir pela RS-115. O mais curto é ir pela cidade de Cachoeirinha, na RS-020, e continuar pela RS-115, depois de Taquara. Do Aeroporto Salgado filho e da rodoviária de Porto Alegre, os mais próximos de Gramado, saem ônibus diários (Viação Citral, 0800-979-1441), com preços entre R$ 21,90 e R$ 28,25. O percurso leva cerca de duas horas.

No Natal, todo mundo já sabe, Gramado se torna a verdadeira casa do Papai Noel, o que atrai famílias inteiras e suas crianças (e os idosos também) para lá. Se você não tem crianças, nem idosos viajando junto, deixe para ir em maio ou junho, quando é bem mais tranquilo e o clima de romance paira no ar…

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prove que você é um ser humano! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.