Dois lugares imperdíveis para quem vai à Normandia

Normandia – para não esquecer
07/06/2014
Veja nossas fotos no Face!
11/06/2014

Dois lugares imperdíveis para quem vai à Normandia

Para quem viu filmes como o “Resgate do Soldado Ryan”, a “Lista de Shindller”,  e “Bastardos Inglórios” a visita à Normandia é uma constatação. A começar pela praia de Omaha, local onde foi filmado o “Resgate do Soldado Ryan” e onde houve a maior quantidade de baixas aliadas, tudo ali respira História e tragédia.

O Memorial da Paz, em Caen, é parada obrigatória. Logo na entrada há um banner com os dizeres: “10 milhões de mortos, 21 milhões entre feridos e desaparecidos”…  Ali, ainda é possível ver alguns dos bunkers alemães, portos móveis que os americanos usaram para poder desembarcar seus tanques e armamentos, fotos originais e muitos documentos.

Outra parada importante é no cemitério americano de Colleville-Sur-Mer, um lugar bonito, calmo e muito bem cuidado, que ocupa uma área de 70 hectares e fica próximo a Omaha Beach, a praia do desembarque das tropas aliadas. No cemitério, você vai ver 9.387 cruzes brancas de mármore, todas perfeitamente alinhadas, como numa parada militar. Sob cada uma dessas cruzes está o corpo de um soldado morto em combate. Em alguns casos, vê-se a Estrela de Davi, que marca o túmulo dos soldados judeus. Realmente impressiona a paz do lugar. Silêncio e respeito absolutos é o que se vê por toda a área do cemitério.Não há crianças correndo, nenhum papelzinho no chão, não há flores murchas, velas, barulho de espécie alguma. Apenas o silêncio e o verde intenso do imenso gramado.

Durante a visita ao cemitério é comum encontrar veteranos da guerra, todos já bastante idosos, que vão ali – regularmente ou não – com familiares, para homenagear os amigos, parentes e até filhos mortos e relembrar o passado. Esses são dois lugares muito importantes para se visitar e emocionar.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *